sexta-feira, 24 de junho de 2016

(#Canto_Que_Dança) - Por uma ELEGÂNCIA Centrada na Ancestralidade Africana

(#‎Canto_Que_Dança) “Para Buscar uma ELEGÂNCIA fundada na Nossa CULTURA” – Milton Santos, (1997). (#Canto_Que_Dança), uma vez que,  (#Cantar_e_Dançar) é Atualizar a Tradição! (Africa-Na-Mente) Fashion! Unisex é (@) (A+O), num só Coração.

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segunda-feira, 20 de junho de 2016

Liniker canta 'Zero'



Liniker voz & violão é igual a melhor Revolução que essa nossa postagem comporta. Ah! ta; Revolução (#Canto_Que_Dança), uma transformação silenciosa & não televisionada. Liniker: Porta-Estandarte de Arte para o nosso Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan. - Liniker – Zero.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

(Canto_Que_Dança) para uma Canção Amiga



Canção (#Canto_Que_Dança) Toca direto no Coração Materno! Mãe é (Cantar_e_Dançar) que acalenta uma fertilidade saudável na voz dos Rios... Águas de Oxum. Essa relação desvela todas as melodias que louvam a leveza do Doce Logun. Mãe: Olhos do Rio nas escamas da palavra Água. (#Canto_Que_Dança) Encanta nossa Relação Materno-Filial: (Oxum-Logun) docemente abençoa o Compu(T)ambor que sopra do Terminal da Lagoa. Esse Laço Cativante passa a ser a Viga Mestra do Nosso Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Liniker & Lineker o mesmo nome para duas vozes da cultura LGBT



Em Tempos de EP(s) / CULTURA DE REDE & COMPARTILAHMENTOS / o Barato Mais Legal é esse: CONEXÃO! Foi assim que, ZÉ LIMEIRA DA PARAÍBA, Ensinou! JUNT@S pra cima do Sistema "Capitalista-Criminoso-Racista-Machista-Homofóbico". Ufa!!! |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| Publicado em 01 de abril de 2016 - sexta.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sobre Rebentos & Nascimentos & A Proteção da Mãe Natureza: (Exu-Oxum-Logun)

É claro que não se trata da única, mas uma das imagens mais belas do Nascimento do Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan é essa. Eu, WELLINGTON PARÁ, gravid@ de sete meses, na Bela Vista, Maracatu Nação Baobá, realizando mais uma Oficina de Iniciação Teatral para uma Galera bem jovem, (entre 10 e 15 anos). Era uma manhã de sábado, dia (27/03/2010), e nós iríamos c@ntar para a Comunidade sobre o (#Canto_Que_Dança) dos resultados dos trabalhos.
Como toda Mãe Amantíssima, eu, ansios@ pelo arraso dos patinhos, reparava orgulhos@, nossa vitória, era ali mesmo naquele Barracão de Maracatu. Essa raridade  —  que desdenha de qualquer cartão de crédito  —  pois, como as coisas divinas, essa também não tem preço. Foi a mão sensível-criativa do Pablo Iarley, nosso 1º Compu(T)ambor.
Na foto, em primeiro plano, uma pessoa que, inicialmente, se mostrava indiferente e irredutível, batendo o pé para confirmar um preconceito do tempo da minha Avó, de que Teatro não é coisa de homem sério. A outra pessoa, uma dessas preciosidades com as quais tive o prazer de Compartilhar, em mão dupla, os Saberes e Sabores da existência & que falava muito demais com os olhos. Por esse tempo eu já tinha estrada rodada nessa onda de realizar Oficinas de Iniciação Teatral (amo demais isso). Qual o melhor lugar para se potencializar uma experiência? Ou seja, Pesquisa teu nome é Oficina de Iniciação Teatral. Sim, saudoso sim, pois de 01/07/1991 a 19/04/2002, onze anos, confirmando isso com a Cabeça SESC-Centro-Fortaleza.
Além dessa, outras fotos confirmam o sucesso do nosso Cortejo Teatral pelas ruas da Bela Vista, na Cidade Tan-Tan. @s patinh@s mandaram muito bem em sua primeira relação com esse barato que é interagir com seus pares, numa relação de iguais, sem esquecer que, nós do Teatro de Rua temos que caprichar em nosso figurino. Foi aqui, nesse detalhe do figurino, que essa postagem começou. O garoto que está tão preocupado com que o outro patinho fique bem na sua estreia, está dando um toque-tons num figurino que, pelo tamanho, dá logo pra imaginar que é da Mamãe Pata-Pata. Sabe aquela felicidade que “não há dinheiro no mundo que me pague a saudade de você”. Lá vai eu e minhas Canções-Radiofônicas (#Canto_Que_Dança)! Mamãe Pata havia conseguido, enfim, computar a Alegria de que, mais dez das suas crias fossem a mais valorosa resposta para esse dom que é gestar & parir filh@s! Bem diz o Provérbio Ioruba: “O Tesouro de Oxum são @s Filh@s!” Foi assim que A Mãe Natureza veio abençoar nosso Rebento de Intentos-&-Inventos: O Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Renato Braz - O Velho Francisco - (2002)



Dessa vez, (Reforço-Realimento-Reverencio) essas Belíssimas Imagens, pondo-as num generoso Altar Discursivo. Sim, foi uma seleção feita como quem cata urgente grãos de sementes plantadeiras. No entanto, a primeira (Intuição-Emotiva-Sensível) que me ocorre é dizer: O que não faz um Arranjo! Sobretudo quando os Compu(TAMBORES) (‪#‎Cantam_e_Dançam‬) como nos ensinou a Civilização Dogon. E ainda, lá pelo meio da Canção-Radiofônica (‪#‎Canto_que_Dança‬) tem um Ebó chamado (Né)!? Afora um monte de segredos guardadinhos no título da mesma. Sim, Pois É! Então...Ôxe, Axé!!!

quinta-feira, 24 de março de 2016

O Teatro Mágico convida Tiê e Fábio Peron - Bola de Meia Bola de Gude


Ruminando-Intuindo-Sensivelmente com a Memória do Bumbá a expressão que diz, “...há um moleque morando sempre no meu coração”. Ele fadou-se a correr, pra sempre, atrás do tempo. Quem é o tempo? Um objeto que aprendeu no conceito Ritual da canção (#Canto_que_Dança): ganha quem chega igual. E se houver Criatividade a favor, a Criança revitalizará sob a forma de Compu(T)ambor!

segunda-feira, 21 de março de 2016

John Mayer - XO (Audio)



Canção-Radiofônica (#Canto_que_Dança) formatada por “realejos ancestrais”. Inbox havia um Beijo & Abraço. Era de um Orixá (Exu)berantemente sensível e intuitivo. Essa oferenda foi para chancelar o reconhecimento Maternal por eu ter parido o Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan. Ele me pediu ainda, para eu compartilhar essa minha Paixão Odara que não tem Fim. Sim! Beijo & Abraço pra sempre - pra você - Laroiê!

segunda-feira, 14 de março de 2016

(#Discurso_Poético_Imagético) O Discurso que (#Canta_e_Dança)


Discurso-Poético-Imagético acessado do Facebook do Tiago Ramsestencil Santos​. Eis, mais uma vez, nosso Brinquedo (#Canto_Que_Dança) que, com cuidado, mostra a reconstituição do ritual dos terreiros. Todo Afoxé é a moldura emblemática que faz do ritmo Ijexá (#Canto_Que_Dança) & Devoção, na verdade, Benção! Invade de emoção sensível o (im)possível do amor e ainda é puro desjejum. Agrada (Exu-Oxum-Logun).

sábado, 12 de março de 2016

João Bosco - Memória da Pele



Um violão-tambor! No nosso Teatro esse instrumento tão acessível vai se mesclar todo de cotidiano. Para cada dia de enfrentamento, esse instrumento, bem pode vir a ser o Prazer de se Saber Sabor de Amor. Um louvor a dedilhar provocantes & marcantes lições de aprendizagens que (#Cantam_e_Dançam) mensagens em eterno Movimento Circular. (#Cantar_e_Dançar) é a nossa forma bacana de atualizar a Tradição da Ancestralidade Africana.