sexta-feira, 24 de maio de 2013

A intrigante composição do Cavalo-Marinho

 

Ereto reto, sem desdizer da fecundidade que acolhe sua descendência. Dança cavalgando sobre a fecundação e potencializa vida viva. Um cavalo-marinho é, com certeza, um brinquedo-dançante! Um jeito tocante de tencionar lá onde não há medo algum, Logun!   

sábado, 5 de janeiro de 2013

Ovo-Oxu(M)ãe-Logun-(Lossi Lossi, Logun Doce!)

Ovo-Oxu(M)ãe-Logun-(Lossi Lossi, Logun Doce!) Ijexá pra vocês!

Oro mimá - Bantos from Elen Linth on Vimeo.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Lossi Lossi Logun Doce!


Meu Cavalo-Marinho sereno e altivo me quis vivo Eu (lossi-lossi) dropei em sua boca de pipoca-doce. Assim é que é. Meu Cavalo-Marinho é Logunedé. É delícia. Logun, “menino doce mel, meio Oxossi, meio Oxum”, canta suave feito água no meu corpo feito fonte, e sai sorrindo aos montes. Pois é “se Oxum é Mãe-Rio, Logun é Filho-Peixe”.

domingo, 25 de novembro de 2012

A Ancestralidade Africana do Bumba-meu-Boi



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Artefatos da Cultura Negra no Ceará & Memórias de Baobá III (2012)


ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA NO CEARÁ & MEMÓRIAS DE BAOBÁ – III – 2012

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira
Faculdade de Educação

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Inscrições com trabalhos podem ser realizadas até o dia 03/10/2012

Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos:

Prof. Dr. Henrique Cunha Jr. – UFC
Kássia Motta – (UFC)
Ana Cristina Santos – (UFC)
Márcia Cristina Américo (UNIMEP)

Enviar os Resumos à Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos:

Painel (Artigos): Prof. Dr. Henrique Cunha Junior – E-mail: hcunha@ufc.br

Pôster – Profa. Ms./Doutoranda – Kassia Mota – E-mail: kassiamota@gmail.com

Resumo Expandio: Prof. Doutoranda - Ana Cristina: E-mail:
ayana_candace@yahoo.com.br

Resumo Simples: Prof. Doutoranda – Macia Cristina Américo:
Email:cristinamerico@gmail.com

Todos os procedimentos para as inscrições vocês encontram nas páginas 06 e 07 no Link PDF do nosso evento.

LINK PDF: http://toquetons.files.wordpress.com/2012/09/artefatos-da-cultura-negra-no-cearc3a1-20125.pdf  

Período de Realização: Primeira Etapa - De 09 a 12 de outubro (terça a sexta). Segunda Etapa (Memórias de Baobá – III), de 02 a 06 de dezembro/2012.

Local: Fortaleza – Ceará

Informações: 

LINK DO FOLDER COM A PROGRAMAÇÃO


Facebook Artefatos Negros
http://www.facebook.com/artefatosnegros

artefatosnegros@gmail.com

domingo, 2 de setembro de 2012

Brincando com os Deuses

MOSTRA COMPETITIVA DE PILOTOS 2011
Brincando com os Deuses
14’30”, SP, 2010

Sinopse

O universo infantil de um grupo de crianças iniciadas num terreiro de Candomblé de Keto, em Guarulhos. O piloto traça um paralelo entre a forma como é vivida e elaborada a realidade do cotidiano das crianças - mostrada em rituais, festas e cerimônias - e a forma como esta mesma realidade é interpretada e reinventada nas brincadeiras.

Créditos / Credits

Diretor / Director: Maria Augusta Galli, Simone Colombo

Produtor Executivo / Executive Producer: Guta Galli

Produtor / Producer: Guta Galli

Roteirista / Writer: Guta Galli

Fotografia / Photography: Simone Colombo

Direção de Arte / Art Director: Simone Colombo

Edição / Edition: Lara Lopes

Som / Sound: Murilo Goodgroves

Elenco / Cast: Luana de Iroko, Pedrinho de Xangô, Malu de Omolu, Gabriela de Oxum, Isabela de Iemanjá, Natalie de Oxóssi, Kailane de Iemanjá

Música / Music: Quinteto Armorial, Baden Powel, Júlio Pimentel

Contato / Contact

Nome / Name: Maria Augusta V. Galli

Produtora / Production: Igbi Produção Cultural Multimídia

Telefone / Telephone: (11) 8389-7387

E-mail: gutagalli@gmail.com

BRINCANDO COM OS DEUSES

Brincando com os Deuses from Simone Colombo on Vimeo.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

terça-feira, 24 de julho de 2012

(Oxum-Logun) & o Afoxé


Só o tempo sabia! O mel das águas doces me deixava intuir. Na serenidade desse arranjo de afoxé que sabe andar a pé, uma fecundação tipicamente maternal (OvOxum), a trasnformava em clássico. Ora, ora, assim que é. Né, Logunedé!? Lossi Lossi, Logun doce!

"A cultura da ancestralidade pode ser encontrada em qualquer parte do planeta, mas por motivos históricos e ideológicos, fiz opção pela ancestralidade africana e pelo recorte de pensar a África que interessa ao Brasil, e pelo Brasil que se africanizou desde essa África aqui reconstruída. É muito mais um processo pensado a partir da diáspora (por isso processo, por isso movimento) do que uma mônada conceitual explicativa do universo - EDUARDO OLIVEIRA".

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Qualquer Mãe é Oxum ~ Qualquer Filho é Logun


Cada vez que vamos nos aproximando do Candomblé percebemos o quanto sofisticado e complexo é esse sistema religioso.  Tanto que tivemos que procurar formas de melhor interação. Nesse momento criamos o seguinte ponto de partida: Natureza é o sinônimo exuberante para a palavra Candomblé. No mestrado, quando iniciamos essa relação de intimidade, havíamos trabalhado sob a licença de Exu e a docilidade de Oxum. Dessa vez – caminhos abertos – vamos trilhar pela vereda de uma relação filial, ou melhor dizendo, o momento de fecundação do Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana no meu útero negro. É exatamente nesse instante que a relação (Oxum-Logun) mãe & filho, digamos assim, toma minha percepção lambuzando-a de água e mel. É assim que nasce mais uma premissa: Qualquer Mãe é Oxum – Qualquer Filho é Logun. Essa ligação é tão intensa que já pesquisei textos que dizem que os dois são um só (Oxum é Logun). Lá vai ele Tima l(i) ehin yeye (r)e (Encarapitado nas costas de sua mãe). No entanto, tão latente quanto a relação deles é a minha queda pela maternidade. Sempre a vi como um mistério que somente no teatro eu encontraria soluções estéticas que talvez pudessem dar conta de traduzir esse mistério universal. Tem sido muito prazeroso (cantar-dançar-pensar) que essa relação entre ambos é que pode ser a tal da viga mestra que eu tanto busco para o nosso teatro. Como estamos fazendo uma pesquisa convidamos a tod@s a embarcarmos junt@s nessa experiência que tem sido deliciosa. É óbvio que falaremos de Candomblé. Mas para essa oficina gostaria de compartilhar com vocês um outro caminho inédito e bem próprio dentro das possibilidades sempre infinitas que o Candomblé Ketu-Nagô tem-nos presenteado. OXUM-LOGUN & a Relação de Descendência no Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana.