segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ataque Beliz - Calmaê Part. (Ellen Oléria) [Lyric Video]



(‪#‎Canto_que_Dança‬) é a alegria do Menino-Velho Movimentando Energias. Esse Lyric Video vem me ajudar a realçar o valor de uma simples solicitação: Calmaê! (‪#‎Cantar_e_Dançar‬) é sensibilizar o Compu(T)ambor de Amor para Festejar com o Velho-Menino ‪#‎WellingtonPará‬...("...Porque VIVER se parece com ANDAR").

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Orchéstre Baka Gbiné playing Kopolo - album version



O (‪#‎Canto_que_Dança‬) da Minha Ancestralidade Africana, não demora nem tem hora marcada. Princípio da Existência Ubu(NTU) tudo & em Tod@s que TOCA vira Batucada a Tamborilar com #WellingtonPará...O Velho-Menino  e seu Compu(T)ambor de Amor.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ilê Aiyê - Do Axé Jitolú para o Mundo - (2014)



(‪#‎Cantar_e_Dançar‬), nas mãos do Velho-Menino – ‪#‎WellingtonPará‬ – é uma outra forma de aprender! É no ritmo da sonoridade Ancestral Africana que, Intuitivamente, brota o Compu(T)ambor no Meio do Coração & Movimenta os Saberes.
O documentário Ilê Aiyê - Do Axé Jitolu para o Mundo - (2014), nos ensina como a Afrodescendência & a Ancestralidade Africana - (‪#‎Cantando_e_Dançando‬) – enfrentam o etnocentrismo-eurocêntrico e a didática castradora do senta-e-não-Canta-e-não-Dança.

domingo, 15 de novembro de 2015

(#Canto_Que_Dança) do Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan

A experiência é sensorial: feche os olhos e faça parte do pleonástico Movimento (‪#‎Canto_que_Dança‬), embalado por esse Cortejo Afro que compartilha sua sonoridade, para que o nosso Teatro afirme a nossa Ancestralidade Africana. O Movimento de (Exu)berância é que, no Continente-Mãe-Que-Me-Pariu, (‪#‎Cantar_e_Dançar‬) é o mesmo que Viver a Unidade UBU(NTU) da Existência.

(#Canto_que_Dança) do Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana ecoa - com prazer - na competência & sofisticação do Teatro de Grupo como o NATA. 

Grupo NATA - Foto - Diney Araújo - (Em: 28/02/2015 - sábado) - NATA - Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas - (BA) - Um LINK de Ancestralidade Congênita.

sábado, 14 de novembro de 2015

Maria Bethânia - Louvação à Oxum - (CD Olho d'Água - 1992)

IJEXÁ para Brincar de (#Cantar_e_Dançar) com#WellingtonPará, o Velho-Menino com seu Compu(T)ambor de Amor no Meio do Coração. Tamborilar no Foi-Não-Foi do Majestoso Bumba-Meu-Boi. Bem como, (#Cantar_e_Dançar) no Ritual de um Peixe-Boi cheio de Escamas: Espelho da Primeira Yabá.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Vusi Mahlasela - Say Africa (Live on KEXP)



Porque Ubu(NTU) é (#Canto_Que_Dança)!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Cidade Negra & Emicida - A Estrada - Ao Vivo no Rock in Rio - (2013)



(UbuNTU) é a soma do Todo.

A soma da canção (Canto-que-Dança) acima está dentro da proposta de confirmar que, um Clip no Youtube, pode ser bem mais que uma simples junção de códigos. Um Clip-Documentário para @s bons(as) entendedores(as): esse meio Sentimento de Pura Emoção é “A Estrada”-Caminho-(Exu)berância. E ainda pode estabelecer o link de prazer com Autobiografia. Uma vez que Facebook é o (#Canto_que_Dança) das canções-radiofônicas & Narrativas Autobiográficas na Web. Seria esse um belo tema de pesquisa!?


(UbuNTU) é a Roda da Cobra que come o próprio rabo, portanto via - "Semiótica do Encantamento" - estabelece uma relação de pares-iguais. (UbuNTU) é a Raiz Africana (NTU), fertilizando a construção COLETIVA & FESTIVA da Existência. É aonde nasce a Ancestralidade Africana. 

(UbuNTU) diz não à possessividade individualista doentia da maneira como o sistema “capitalista-racista-criminoso”, e eu ainda acrescentaria, machista-homofóbico, doura a pílula, dia-e-noite, através dos mais diferentes canais de comunicação.  

É assim que o Emicida – sabiamente – adiciona essa palavra (UbuNTU), às suas postagens! A Felicidade de uma FESTA COLETIVA. FESTA como meio para se produzir a Existência, nos legada pelos noss@s Ancestrais African@s. Ou ainda (#Cantar_e_Dançar) com um TAMBOR no meio do Coração como Intuiu #WellingtonPará...


#WellingtonPará, isso é "Semiótica do Encantamento" -Eduardo Oliveira - Sentindo minha Intuição (#Cantar_e_Dançar) de tanta Saudade. Ah, e por falar em Saudade, segundo Eduardo Oliveira, a Ancestralidade mora no Sentimento de Saudade! Afroabraço, baby! Minicurso em Salvador-(BA), dias 17, 18 e 19, das 13 às 17h, novembro/2015.

sábado, 3 de outubro de 2015

Cidade Negra - Onde Você Mora - (1994 - CD - Sobre Todas as Forças)


Cidade Negra - Onde Você Mora? (CD - 1994 - Sobre Todas as Forças). 
‪#‎WellingtonPará‬, meu velho ‪#‎CompuTambor‬, a palavra Nunca, nessa Canção, é força motriz libidiana. É (‪#‎Canto_Que_Dança‬) & tem a mesma densidade & Exu(berância) da ‪#‎AncestralidadeAfricana‬. Daí, eu me coloco a Rodar e transformo-a em Circularidade da Oralidade. Salve a Saudade Ancestral!

Gilberto Gil | Afoxé É - (1982)


Brinquedo (‪#‎Canto_Que_Dança‬) auto explicativo, sobretudo se nós (Cantarmos-&-Dançarmos) para além de códigos e letras do finado Papel A-4. (‪#‎Cantar_e_Dançar‬) para ‪#‎WellingtonPará‬ é Ritual Peculiar da Exu(berância) Africana: emana bacana hosana & holograma!!!

Gilberto Gil - Afoxé É - (CD - Um Banda Um - 1982).
Ê-ô, ê-ô
Ê-ô, ê-ô
É bom pra ioiô
É bom pra iaiá

O Afoxé é da gente
Foi de quem quis
É de quem quiser
Sair do Pé do Caboclo
Até a Praça da Sé
O Afoxé é semente
Plantou quem quis
Planta quem quiser
Tem que botar fé no bloco
Tem que gostar de andar a pé
Tem que aguentar sol a pino
Tem que passar no terreiro
E carregar o menino, oh
Tem que tomar aguaceiro
Tem que saber cada hino
E cantar o tempo inteiro, oh
O Afoxé, seu caminho
Sempre se fez
Sempre se fará
Por onde estiver o povo
Esperando pra dançar
O Afoxé vai seguindo
Sempre seguiu
Sempre seguirá
Com a devoção do Negro
E a bênção de Oxalá.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Rubi - De Onde Vem A Calma


Brincar com Canções é feito "Oferenda Lírica": na Encruzilhada Ritual dos Caminhos Circulares, (‪#‎Canta_e_Dança‬). Tamborila no com-(pas-so) da trilha que recria o dia-a-dia & projeta no corpo a simetria nua com o Dono da Rua. Daí tudo é Brinquedo Dignificante. Tudo é Arte Provo(cante) a (Cantar-&-Dançar) com ‪#‎WellingtonPará‬...