segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Paralamas do Sucesso & Djavan - Uma Brasileira- (1995)


Exu você comeu todas as datas e tipos de calendários, principalmente o chamado calendário-escolar. Pense numa grade-prisão de tamanha aflição! Agora vem me pedindo pra deixar tocar aquela canção para compartilhar comigo tamanha satisfação. Exu(xuzinho) você, amado, sempre me deixa despido de palavras. (#Canto_que_Dança) passa a ser nossa Vibe de Positividade! É como diz o poeta Nélson Maca: “Tanky You, Exu!”

domingo, 13 de dezembro de 2015

Mississipi John Hurt - You Are My Sunshine

.

Um Ancestral do Meu, (sempre bem humorado Avô-Griot Antonio Rodrigues Pereira): o adorável Mississippi John Hurt. O começinho do bom e velho BLUES, que logo chegaria para inundar as Canções-Radiofônicas de um Sentimento de Pertencimento Afroancestral. | Mississipi John Hurt - You Are My Sunshine.

sábado, 12 de dezembro de 2015

(#Canto_Que_Dança): A Educação Teatral Fashion (porque) Conectada na Ancestralidade Africana

(#Canto_Que_Dança): A Educação Teatral Fashion (porque) Conectada na Ancestralidade Africana, como sabiamente aponta a Tradição Ubu(NTU). (#WellingtonPará...), o (#Velho_Menino) tocou no (#Menino_Velho) – “Semiótica do Encantamento” & tresloucado, tamborilou e babou seu Compu(T)ambor. (Em: 12/12/2015 – sábado – 12h).



"Semiótica do Encantamento" é Eduardo David de Oliveira. Filosofia da Ancestralidade: Corpo e Mito na Filosofia da Educação Brasileira. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Fortaleza, 2007.| A Tese do Eduardo Oliveira (2007). 


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Ellen Oléria - Pavão Misterioso - (Em: 28/11//2015 - sábado)


Orquestra Filarmônica de São Caetano - Trilhas Temas de Novelas - Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho - SCS. Bumba-Meu-Boi no Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan é Brinquedo (‪#‎Canto_Que_Dança‬) que vai embalado no Toque do IJEXÁ. E (‪#‎WellingtonPará‬) é o (Menino-Velho-Velho-Menino) - "Semiótica do Encantamento" - de Logun: ("...moleque de eterno Brincar").
(Bumba-Meu-Boizinho - Ilustração de Eurico Bivar)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Iansã - Gilberto Gil - (1973)



Wellington ParáO Menino-Velho em seu Compu(T)ambor a (#Cantar_e_Dançar)  para afirmar & realçar nossa Ancestralidade Africana. Comigo, tudo começou cantando-&-dançando com ele, Gilberto Gil. Gil novo e Gil menino-velho são os mesmos. A mesma competência, criatividade e, acima de tudo, coerência. 

(Gilberto Gil); ("04/12, dia da rainha dos raios.

Essa música que eu canto agora eu fiz com Caetano. Bethânia gravou. Chama-se Iansã e eu gosto muito dela, porque é muito da gente mesmo, do jeito que a gente intui a existência da imanência e da transcendência.

Um dia eu ainda vou me redimir, por inteiro, do pecado do intelectualismo, se Deus quiser. Não vou ter mais necessidade de falar nada, de ficar pensando em termos dos contários de tudo pra tentar explicar às pessoas que eu não sou perfeito, mas que o mundo também não é.

E que eu não tô querendo ser o dono da verdade, que eu não tô querendo fazer sozinho uma obra que é de todos nós e mais alguém que é o tempo, o verdadeiro grande Alquimista, aquele que realmente transforma tudo. O pequenino grão de areia, é o que eu sou. Só que o grão de areia já conseguiu, sendo tão grande ou maior do que eu, ser bem pequenininho e não precisar se mostrar mais, ficar lá, trabalha em silêncio mais mineiro, eu sou mais baiano." - Gilberto Gil em 1973").

(#Canto_que_Dança) & o (AMOR) que Encosta nas Costas das (MÃES) do Continente Africano

Wellington Pará - Essa (MÃE): mil a zero contra qualquer academia. Sorria, Periferia! Minha Meizinha particular, me diz que todo (#Canto_Que_Dança), é Ubu(NTU)! E é tão potente porque é Eternamente, (Africa-na-Mente). Nosso (Teatro-do-Encantamento-da-Ancestralidade-Africana-em-Fortaleza-A-Cidade-Tan-Tan), nasce/u, bem aqui, nesse (AMOR) que encosta nas costas de toda (MATERNIDADE) encontrada no Continente (MÃE). Em: 29/11/2015 – domingo - Wellington Pará. Primeiro Link:

 (#WellingtonPará), o Velho-Menino, em seu Compu(T)ambor é quem diz, (#Cantando_&_Dançando): Nosso (Teatro-do-Encantamento-da-Ancestralidade-Africana-em-Fortaleza-A-Cidade-Tan-Tan"), nasce/u, bem aqui. Nesse AMOR que encosta nas costas, de toda (MATERNIDADE) do Continente (MÃE): Eternamente - (Africa-na-Mente). Fonte da Imagem: http://abretumente.tumblr.com/post/29692827106.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

TV Brasil: Em: 03/12.2015 - quinta.

("Relatório final da Comissão da Verdade da Escravidão Negra exige que o Brasil reconheça o crime da escravidão e apresente um pedido de desculpas aos negros. http://ebcnare.de/1HIzLHN").

COMISSÃO DA ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL - TV BRASIL - (Em 03/12/2015 - quinta)


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Raimundos - A Mais Pedida - (1999) - (CD Só no Forevis)


 - A Mais Pedida - (Raimundos -1999). 

Nesse show não entra menor,
Um homem censurou, tava de mau humor
Não tinha dormido bem, porque não levantou

Pense como ia ser bom
Se nós fizesse um som que ultrapassasse
A barreira das AM, e FM dos elevador

Aí sim, dá um selinho
E mostra o seio that you saw
Quando eu te vi o meu calção se abriu
Caiu uma lágrima de um olho, que se for dos dois então é namoro

Refrão

Meu cabelo é ruim, mas meu terno é de "lin"
Vou ser seu "salgadin", cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu "radin"
Chora até o fim, só pra rimar com in
Pois se eu ganhar "din din" cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu "radin"

Por favor, seu locutor,
Ao menos uma vez, melhor se fossem três
Toca o nosso som aí que tu me faz feliz
Se não tocar eu quebro o seu nariz.

Repete Refrão.

1999 - Raimundo - A Mais Pedida - CD Só no Forevis. A sutileza da critica corrosiva que ia Galopando em ("in") no Caminho da (Exu)berância para se tornar (#Canto_que_Dança) com Ironia e Muita Alegria! Salve!

(#WellingtonPará): O Velho-Menino & A Simbiose do Menino-Velho via Canções (#Canto_que_Dança)

Raimundos – A Mais Pedida. (‪#‎WellingtonPará‬) o Velho-Menino & o Menino-Velho em seu Compu(T)ambor, a (‪#‎Cantar_e_Dançar‬) essas Pérolas que Meu Avô-Griô garimpava, saídas magicamente pelo Rádio. Fonte: https://pt.pinterest.com/pin/283375001531596372/
 - A Mais Pedida - (Raimundos -1999). 

Nesse show não entra menor,
Um homem censurou, tava de mau humor
Não tinha dormido bem, porque não levantou

Pense como ia ser bom
Se nós fizesse um som que ultrapassasse
A barreira das AM, e FM dos elevador

Aí sim, dá um selinho
E mostra o seio that you saw
Quando eu te vi o meu calção se abriu
Caiu uma lágrima de um olho, que se for dos dois então é namoro

Refrão

Meu cabelo é ruim, mas meu terno é de "lin"
Vou ser seu "salgadin", cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu "radin"
Chora até o fim, só pra rimar com in
Pois se eu ganhar "din din" cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu "radin"

Por favor, seu locutor,
Ao menos uma vez, melhor se fossem três
Toca o nosso som aí que tu me faz feliz
Se não tocar eu quebro o seu nariz.

Repete Refrão.

Legião Urbana - Quando você voltar


Uma canção (#‎Canto_que_Dançabem pode ser um desmantelo suave perfurando o desconcerto do sistema. Canção de amor que – "ousa dizer o seu nome" – destoando de conceitos enferrujados e letais. Sim Canção, me dá tua mão e me ensina a solidariedade
dos jardins & as “alegrias de quintal”. Vem e sazona esse sentimento chuvoso, sincero & sentimental.