(#Canto_Que_Dança) são certas Canções que tocam no Compu(T)ambor do meu Coração. É daí que levam para a compreensão do meu Corpo e Assentam Fundamento na minha Cabeça.
As Canções (#Canto_Que_Dança), à maneira paradigmática dos Ioruba, me fazem Festejar / Recordar / Ritualizar / Celebrar / Acordar / para a Pessoa autodeclarada de Descendência Africana que eu me Tornei.
No Continente Africano (#Cantar_e_Dançar) é a Resposta CORPORAL mais Significativa para a Palavra VIVER. Tudo na África passa primeiro pelo bem-estar de que, por estarmos vivos, nós devemos (#Cantar_e_Dançar) para agradecer; sobretudo na África Tradicional.
Noss@s Antepassados aprenderam com os nossos Ancestrais a celebrar / respeitar / e a saudar / quem veio antes de nós, e a maneira como esses Ancestrais agiam para interagir com a Mãe-Natureza. Tod@s (#Cantavam_e_Dançavam) como código de acesso ao processo, ou seja, a senha da Mãe-África é conjuntamente (#Cantar_e_Dançar) numa Energia Circular Única.
“Ei, olha só o que eu achei: Cavalos-Marinho”. Sim, Nossa Entrada é MÍSTICA não é Mágica. E essa nossa parceira hoje é sagrada, muito embora, agora, santidade seja um Amor-Cor-de-Tambor. Eis-me aqui Tecendo Teia & Entrança Ancestral African@ Atemporal, ou seja, em Eterno Movimento (#Canto_Que_Dança). |Sem exclusão|Sem discriminação| |Racismo |machismo e homofobia|, NÃO.| Um (#Velho_Menino) cujo avatar é o bom & velho “balde de canção”. Uma Canção & o Coração Fértil Fecundando a Intuição. Descendência Viva…Afrodescendência! Tudo isso na Cidade Tan-Tan, a partir de Toque-&-Tons de uma Autobiografia que tem por Historicidade uma Africana Ancestralidade.
Canção-Radiofônica (#Canto_Que_Dança) sempre me deixa En(cantad@). É sempre quem melhor me “Co-Move”. Imediatamente lá estava eu sem acreditar no que ou(via). Desde 1983 que fui tragado pelo Ritmo do Ijexá, nas ruas de Salvador. Devagar foi se desvelando para mim que “Cavalo-Marinho” / Afoxé / Ijexá / é Logun. Logun é La Luna. Meu Pintoso / Amoroso / Gostoso / Dengoso / Espirituoso / Dadivoso / Piedoso / Poderoso, Logun! Logun vai ser também representado na imagem do Pavão. “Pavão Misterioso (…) me guarda Moleque de Eterno BRINCAR”. Nosso Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan, (#Canta_e_Dança) para Realçar a Ancestralidade do Brinquedo Afroancestral Maracatu. E que se (#Cante_e_Dance) as inusitadas redundâncias…
(Oxum-Logun)-La-Luna: A Medida Humana da minha Incompletude! (Oxum-Logun) Maternidade do Meu A(Feto). (Oxum-Logun) Descendência de Vida Viva na Cidade Tan-Tan. É assim que La-Luna, Mãe-Mulher-Maternal (#Canta_e_Dança) por sobre todo o Ritual Ancestral African@ Atemporal.
A Relação Maternal Oxum & seu filho Logun passa a ser o Laço Cativante Maior do nosso Teatro. Foi essa Viga Mestra Maternal transformada em energia dentro de mim, que me fez carecer de algo para que toda essa vitalidade canalizasse de forma criadora, produtiva, fecundante, ou seja, fosse Vida Viva, pois toda Vida Viva potencializa Descendência. Nasce no meu Útero Negro o Teatro. “Ó Oxum das águas claras e tranquilas que a tua proteção me acompanhe neste nascimento. (OLINTO, 1963, p.199)”.
Torno-me grávido desse Ovo Primordial. Oxum tão logo sabendo desse amor fecundado faz de mim Mãe Ancestral dessa minha gestação. Sim, ela toma conta de mim, toda manhã amamenta-me com mel e quando chega o pôr-do-sol Oxum me banha num mar de azeite de dendê que é para o bebê nascer saudável. Eu todo felicidade cuido para que nada seja feito sem a sua orientação. Sei da robustez que emprenha minha barriga e por isso me entreguei à “mãe da riqueza, Oxum é a alegria do sangue das mulheres fecundas” (AUGRAS, 1983, p.160). Meu Feto logo cresce e vira OvOxum, virei plenamente mulher que fecunda e gesta o que foi fruto de um amor parido. Teatro, meu filho, você foi a luz de uma descendência emprenhada e protegida por Exu & Oxum, e eu o privilegiado que sendo homem menstruarei para sempre de felicidade. Exu sabe de tudo. Oxum soube seduzir esse saber . (SANTOS, Francisco Wellington Pará dos. Formação Teatral e o Encantamento da Ancestralidade Africana — Caminhos e Encruzilhadas para uma Formação Assentada na Cultura de Matriz Afrodescendente: Culto Egungun e Maracatu de Fortaleza — Dissertação. Faculdade de Educação — Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, p. 177–178, 2010).
O episódio de hoje já começa com o lema da pista pra abalar as estruturas desse programa! Aretha Sadick entrevista uma designer muito babadeira, Gabi Monteiro. Mulher e negra, Gabi vem lá do Chapéu Mangueira para fazer a diferença e está deixando sua marca na moda brasileira. Ela conta pra gente sobre sua marca, sua vivência e também sobre suas referências musicais que são um bapho.
Além disso, temos o Hit Certo na Biblioteca Parque do Rio e uma dica ahazadora no Look the Look! Esperando o que, gata?! Corre aqui!
Sadick Fashion Hit é uma produção Sadick crew e Drag-se, apresentado pela bafro Aretha Sadick, no qual Moda e Música quebram as barreiras do som e aceleram os saltos na passarela, para que o catwalk seja cada vez mais divertido.
Moda, Drag Queens e Música sempre andaram de mãos dadas; por que não uní-los para causar uma batida perfeita? Temas como música Brasileira, Pop Nacional e Internacional e Novo Som serão apresentados, propondo sempre um paralelo entre os artistas apresentados e sua influência no mundo da moda, ou vice-versa.
Aperte o Play! Solte o Som! E Dance ao Seu Estilo! Toda sexta, às 19h! #Sadickisses Para conhecer mais o trabalho de Aretha sigam @arethasadick nas redexxxxx!
Quer conhecer mais sobre o trabalho da Gabi Monteiro? facebook.com/phynaeryca ig: gabi_monteir0
Drag-se é uma websérie documental, com personagens reais, as opiniões dos personagens não expressam necessariamente as opiniões do programa ou da produtora - Sugestões e reclamações: contato@dragse.com.br
Quer conhecer mais xs Neo Drags cariocas? Sigam @dragsetv nas redes sociais!
Drag-se é uma websérie documental, com personagens reais, as opiniões dos personagens não expressam necessariamente as opiniões do programa ou da produtora - Sugestões e reclamações: contato@dragse.com.br
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LINIKER: QUE PRAZER TER VOCÊ CONOSCO, PRA SMPRE!!! A Postagem e a Canção (#Canto_Que_Dança) é a ESPERANÇA que essa sua POESIA que Realça seus Brincos & O Brilho dos seus Olhos (#Cantem_e_Dançem) nos Encorajando a TOD@S. É isso mesmo: “Flores na Cabeça e Pétalas no Coração”. Liniker & Os Caramelows - Sem nome mas com endereço / Sesc Belenzinho - (SP) - Em: 29/04/2016 - sexta.
Como era de se esperar apareceram mil pessoas nos comentários tentando me silenciar e deslegitimar a minha fala, mas vou escurecer algumas coisas que talvez não tenham sido ditas no vídeo mas é importante que entendam:
1. Esse vídeo é respostas aos questionamentos básicos que as pessoas sempre me fazem sobre o assunto.
2. Veio gente querendo dar carteirada assumindo que minha fala não tem "epistemologias ou rigor científico". Sou acadêmica, compreendo as discussões acadêmicas, mas estou aqui como a militante que também sou, e em um formato de vídeo específico que não destoe dessa plataforma. Quer discussão acadêmica? Faço com prazer, em outros espaços.
3. Não entendo como apropriação cultural o uso de turbantes e dreads por pessoas brancas se essas participarem de religiões afro como a umbanda e o movimento rastafari.
4. Não saio apontando o dedo pra branco de turbante na rua nem cortando dreads loiros justamente pelos motivos acima. O vídeo fala de discussões que geralmente tenho com pessoas não ligadas a essas questões religiosas.
Solta o som que é hora do Sadick Fashion Hiiiit!
O episódio de hoje é o último dessa temporada, mas semana que vem já temos novidades vindo por aí, mores!
Hoje nossa rainha baphro Aretha Sadick te apresenta a Banda Verónica Decide Morrer, uma banda punk new-wave que tá arrasando e ganhando espaço na música underground nacional!
E tem o hit certo! Dessa vez, o babado é o Boteco La Gorgona em São Paulo que tem uma comida colombiana pra você ficar bem apimentadinha, viu?!
Vem aqui arrasar com a Aretha! Curta, compartilhe e dá um close lá no canal! #Sadickisses
Sadick Fashion Hit é uma produção Sadick crew e Drag-se, apresentado pela bafro Aretha Sadick, no qual Moda e Música quebram as barreiras do som e aceleram os saltos na passarela, para que o catwalk seja cada vez mais divertido.
Moda, Drag Queens e Música sempre andaram de mãos dadas; por que não uní-los para causar uma batida perfeita?
Temas como música Brasileira, Pop Nacional e Internacional e Novo Som serão apresentados, propondo sempre um paralelo entre os artistas apresentados e sua influência no mundo da moda, ou vice-versa.
Aperte o Play! Solte o Som! E Dance ao Seu Estilo! #Sadickisses
Para conhecer mais o trabalho de Aretha sigam @arethasadick nas redexxxxx!
Drag-se é uma websérie documental, com personagens reais, as opiniões dos personagens não expressam necessariamente as opiniões do programa ou da produtora - Sugestões e reclamações: contato@dragse.com.br
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Em seu episódio de estréia, Aretha Sadick apresenta o Fashion Hit Brasil! A nossa diva fala sobre moda, música e dicas culturais suuuper babadeiras. Nesse episódio o foco é no estilista João Pimenta, no cantor multi talentoso Jaloo e na exposição Mondrian e o Movimento de Stijl, que está em cartaz no CCBB de São Paulo.
Chega mais, monamu! Vem curtir essa maravilha!
Sadick Fashion Hit é uma produção Sadick crew e Drag-se, apresentado pela bafro Aretha Sadick, no qual Moda e Música quebram as barreiras do som e aceleram os saltos na passarela, para que o catwalk seja cada vez mais divertido.
Moda, Drag Queens e Música sempre andaram de mãos dadas; por que não uní-los para causar uma batida perfeita?
Temas como música Brasileira, Pop Nacional e Internacional e Novo Som serão apresentados, propondo sempre um paralelo entre os artistas apresentados e sua influência no mundo da moda, ou vice-versa.
Aperte o Play! Solte o Som! E Dance ao Seu Estilo! Toda sexta, às 19h! #Sadickisses
Para conhecer mais o trabalho de Aretha sigam @arethasadick nas redexxxxx!
Drag-se é uma websérie documental, com personagens reais, as opiniões dos personagens não expressam necessariamente as opiniões do programa ou da produtora - Sugestões e reclamações: contato@dragse.com.br
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(Wellington Pará — CCJ — Pici — Fortaleza A Cidade Tan-Tan / Foto: Pablo Iarley)
Em: 08/08/2016 – segunda – 16h30
Oi Auri & Rasta, salve!
“Wellington Pará: O Intenso!” Conforme Auri d’Ruá. “Pra mim é tudo ou nunca mais”. É porque a nossa proposta de Educação Teatral só sossega no conceito de (#Autobiografia), no qual as vigas de sustentação são, a Água-Doce-Mel da Ancestralidade Africana & da Afrodescendência de Vida Viva.
Eu nunca tinha me dado uma definição tão amplamente intensa / tão sensivelmente pura / tão verdadeiramente não tem pra onde correr!
Uma vez que continuamos intensamente investindo em (#Autobiografia) como o melhor lugar para a gente mangar das teorias acadêmicas e do |etnocentrismo-eurocêntrico-“capitalista-racista-escravista-criminoso”-machista-homofóbico|.
Nós vamos de “carona nessa cauda de cometa”, ou seja, continuamos louvando / celebrando & (re)criando o que a universidade — autoritária e excludente — não deu ouvidos.
Daí, criamos a rasteg (#) hashtag (#Canto_Que_Dança), para reverenciar os Toquetons em forma de Compu(T)ambor, nos tocando com o Ritual do Continente-Mãe-da-Humanidade, e, por toda a África — magistralmente — encontrado: o (#Cantar_e_Dançar) nunca absurdamente separados.
É por isso que eu sempre os digito entre parênteses. Foi o simbolismo que o meu teclado todo black do meu notebook todo preto, disponibilizou. Já em Compu(T)ambor foi a fusão de duas numa só paixão (Computador_Internet) (+) (Tambor_Africano). Nossa 1ª conexão Web, foi no dia 04/10/1996 — sexta — 14h45 — Em Fortaleza A Cidade Tan-Tan, pelo provedor de acessos Agevir. E Tambor Africano, foi por conta do Amor aos DOGON, no Mali, na África, “Dizer é Fazer” & “Tambor, Fala”, bem como a afirmação que diz, “O Ritmo é a Mãe das Palavras”.
Eis, uma série de “detalhes tão pequenos”, mas olha só a minha cara de espanto quando agora acima eu digitei NUNCA ABSURDAMENTE SEPARADOS. Separá-los é o vazio da Existência Absurda.
Separar|Segregar|Dividir / é coisa da mentalidade pervertida da cultura ocidental. É coisa do CAPETAlismo.
Noss@s ANCESTRAIS AFRICAN@S ATEMPORAIS nunca pensaram ou agiram dessa forma.
Separar|Segregar|Dividir é uma imposição da cultura ocidental que vai se deitar com toda força na ideia que subjaz na palavra |Con-Cor-Rên-Cia|. Toda nojeira, catinga, arrogância e mal estar que essa palavra traz, subjaz alimentando o tal do “Capitalismo-Racista-Escravista-Criminoso”-Machista-Homofóbico.
Nossa Educação Teatral (#Canto_Que_Dança) será, para sempre, uma Atitude UbuNTU: SOLIDARIAMENTE COMPARTILHA OS SABERES ANCESTRAIS AFRICANOS ATEMPORAIS.
Ah Luninha! (La Luna) que Leu: Meu Lunik 9, “a Lua foi alcançada, afinal”. E em mim – hoje – revitalizo um Fecundo Rio de Saudade-Atemporal-Africana-Ancestral. Nosso Compu(T)ambor tem chorado muito mais que eu. Sim, coisas de (#Velho_Menino) todo sensível com o Toquetons de Belíssimas Canções-Radiofônicas (#Canto_Que_Dança). Eterno Brinquedo de Criança.