Ovo-Oxu(M)ãe-Logun-(Lossi Lossi, Logun Doce!) Ijexá pra vocês!
Oro mimá - Bantos from Elen Linth on Vimeo.
sábado, 5 de janeiro de 2013
domingo, 23 de dezembro de 2012
Lossi Lossi Logun Doce!
Meu
Cavalo-Marinho sereno e altivo me quis vivo Eu (lossi-lossi) dropei em sua boca
de pipoca-doce. Assim é que é. Meu Cavalo-Marinho é Logunedé. É delícia. Logun,
“menino doce mel, meio Oxossi, meio Oxum”, canta suave feito água no meu corpo
feito fonte, e sai sorrindo aos montes. Pois é “se Oxum é Mãe-Rio, Logun é
Filho-Peixe”.
domingo, 25 de novembro de 2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Artefatos da Cultura Negra no Ceará & Memórias de Baobá III (2012)
ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA NO CEARÁ & MEMÓRIAS DE BAOBÁ – III – 2012
Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira
Faculdade de Educação
INSCRIÇÕES PRORROGADAS
Inscrições com trabalhos podem ser realizadas até o dia 03/10/2012
Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos:
Prof. Dr. Henrique Cunha Jr. – UFC
Kássia Motta – (UFC)
Ana Cristina Santos – (UFC)
Márcia Cristina Américo (UNIMEP)
Enviar os Resumos à Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos:
Painel (Artigos): Prof. Dr. Henrique Cunha Junior – E-mail: hcunha@ufc.br
Pôster – Profa. Ms./Doutoranda – Kassia Mota – E-mail: kassiamota@gmail.com
Resumo Expandio: Prof. Doutoranda - Ana Cristina: E-mail:
ayana_candace@yahoo.com.br
Resumo Simples: Prof. Doutoranda – Macia Cristina Américo:
Email:cristinamerico@gmail.com
Todos os procedimentos para as inscrições vocês encontram nas páginas 06 e 07 no Link PDF do nosso evento.
LINK PDF: http://toquetons.files.wordpress.com/2012/09/artefatos-da-cultura-negra-no-cearc3a1-20125.pdf
Período de Realização: Primeira Etapa - De 09 a 12 de outubro (terça a sexta). Segunda Etapa (Memórias de Baobá – III), de 02 a 06 de dezembro/2012.
Local: Fortaleza – Ceará
Informações:
Inscrições com trabalhos podem ser realizadas até o dia 03/10/2012
Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos:
Prof. Dr. Henrique Cunha Jr. – UFC
Kássia Motta – (UFC)
Ana Cristina Santos – (UFC)
Márcia Cristina Américo (UNIMEP)
Enviar os Resumos à Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos:
Painel (Artigos): Prof. Dr. Henrique Cunha Junior – E-mail: hcunha@ufc.br
Pôster – Profa. Ms./Doutoranda – Kassia Mota – E-mail: kassiamota@gmail.com
Resumo Expandio: Prof. Doutoranda - Ana Cristina: E-mail:
ayana_candace@yahoo.com.br
Resumo Simples: Prof. Doutoranda – Macia Cristina Américo:
Email:cristinamerico@gmail.com
Todos os procedimentos para as inscrições vocês encontram nas páginas 06 e 07 no Link PDF do nosso evento.
LINK PDF: http://toquetons.files.wordpress.com/2012/09/artefatos-da-cultura-negra-no-cearc3a1-20125.pdf
Período de Realização: Primeira Etapa - De 09 a 12 de outubro (terça a sexta). Segunda Etapa (Memórias de Baobá – III), de 02 a 06 de dezembro/2012.
Local: Fortaleza – Ceará
Informações:
LINK DO FOLDER COM A PROGRAMAÇÃO
domingo, 2 de setembro de 2012
Brincando com os Deuses
MOSTRA COMPETITIVA DE PILOTOS 2011
Brincando com os Deuses
14’30”, SP, 2010
Sinopse
Créditos / Credits
Diretor / Director: Maria Augusta Galli, Simone Colombo
Produtor Executivo / Executive Producer: Guta Galli
Produtor / Producer: Guta Galli
Roteirista / Writer: Guta Galli
Fotografia / Photography: Simone Colombo
Direção de Arte / Art Director: Simone Colombo
Edição / Edition: Lara Lopes
Som / Sound: Murilo Goodgroves
Elenco / Cast: Luana de Iroko, Pedrinho de Xangô, Malu de Omolu, Gabriela de Oxum, Isabela de Iemanjá, Natalie de Oxóssi, Kailane de Iemanjá
Música / Music: Quinteto Armorial, Baden Powel, Júlio Pimentel
Contato / Contact
Nome / Name: Maria Augusta V. Galli
Produtora / Production: Igbi Produção Cultural Multimídia
Telefone / Telephone: (11) 8389-7387
E-mail: gutagalli@gmail.com
Brincando com os Deuses from Simone Colombo on Vimeo.
Brincando com os Deuses
14’30”, SP, 2010
Sinopse
O universo infantil de um grupo de crianças iniciadas num terreiro de Candomblé de Keto, em Guarulhos. O piloto traça um paralelo entre a forma como é vivida e elaborada a realidade do cotidiano das crianças - mostrada em rituais, festas e cerimônias - e a forma como esta mesma realidade é interpretada e reinventada nas brincadeiras.
Créditos / Credits
Diretor / Director: Maria Augusta Galli, Simone Colombo
Produtor Executivo / Executive Producer: Guta Galli
Produtor / Producer: Guta Galli
Roteirista / Writer: Guta Galli
Fotografia / Photography: Simone Colombo
Direção de Arte / Art Director: Simone Colombo
Edição / Edition: Lara Lopes
Som / Sound: Murilo Goodgroves
Elenco / Cast: Luana de Iroko, Pedrinho de Xangô, Malu de Omolu, Gabriela de Oxum, Isabela de Iemanjá, Natalie de Oxóssi, Kailane de Iemanjá
Música / Music: Quinteto Armorial, Baden Powel, Júlio Pimentel
Contato / Contact
Nome / Name: Maria Augusta V. Galli
Produtora / Production: Igbi Produção Cultural Multimídia
Telefone / Telephone: (11) 8389-7387
E-mail: gutagalli@gmail.com
BRINCANDO COM OS DEUSES
Brincando com os Deuses from Simone Colombo on Vimeo.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
terça-feira, 24 de julho de 2012
(Oxum-Logun) & o Afoxé
Só o tempo sabia! O mel das águas doces me deixava intuir. Na serenidade desse arranjo de afoxé que sabe andar a pé, uma fecundação tipicamente maternal (OvOxum), a trasnformava em clássico. Ora, ora, assim que é. Né, Logunedé!? Lossi Lossi, Logun doce!
"A
cultura da ancestralidade pode ser encontrada em qualquer parte do planeta, mas
por motivos históricos e ideológicos, fiz opção pela ancestralidade africana e
pelo recorte de pensar a África que interessa ao Brasil, e pelo Brasil que se
africanizou desde essa África aqui reconstruída. É muito mais um processo
pensado a partir da diáspora (por isso processo, por isso movimento) do que uma
mônada conceitual explicativa do universo - EDUARDO OLIVEIRA".
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Qualquer Mãe é Oxum ~ Qualquer Filho é Logun
Cada vez que vamos nos
aproximando do Candomblé percebemos o quanto sofisticado e complexo é esse
sistema religioso. Tanto que tivemos que
procurar formas de melhor interação. Nesse momento criamos o seguinte ponto de
partida: Natureza é o sinônimo exuberante para a palavra Candomblé. No mestrado,
quando iniciamos essa relação de intimidade, havíamos trabalhado sob a licença
de Exu e a docilidade de Oxum. Dessa vez – caminhos abertos – vamos trilhar
pela vereda de uma relação filial, ou melhor dizendo, o momento de fecundação
do Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana no meu útero negro. É
exatamente nesse instante que a relação (Oxum-Logun) mãe & filho, digamos assim,
toma minha percepção lambuzando-a de água e mel. É assim que nasce mais uma
premissa: Qualquer Mãe é Oxum – Qualquer Filho é Logun. Essa ligação é tão
intensa que já pesquisei textos que dizem que os dois são um só (Oxum é Logun).
Lá vai ele Tima l(i) ehin yeye (r)e (Encarapitado nas costas de sua mãe). No
entanto, tão latente quanto a relação deles é a minha queda pela maternidade.
Sempre a vi como um mistério que somente no teatro eu encontraria soluções estéticas
que talvez pudessem dar conta de traduzir esse mistério universal. Tem sido muito
prazeroso (cantar-dançar-pensar) que essa relação entre ambos é que pode ser a
tal da viga mestra que eu tanto busco para o nosso teatro. Como estamos fazendo
uma pesquisa convidamos a tod@s a embarcarmos junt@s nessa experiência que tem
sido deliciosa. É óbvio que falaremos de Candomblé. Mas para essa oficina
gostaria de compartilhar com vocês um outro caminho inédito e bem próprio dentro das possibilidades sempre infinitas que o Candomblé
Ketu-Nagô tem-nos presenteado. OXUM-LOGUN & a Relação de Descendência no Teatro
do Encantamento da Ancestralidade Africana.
domingo, 6 de maio de 2012
Grupo Escuta de Teatro & Música
Uma alegria que nasce no aconchego do nosso Quintal. Propaga-se pelo acesso
compartilhado que é o prazer de cantar para existir como sempre ensinou a
Ancestralidade Africana. É assim que Bumba-meu-Boi movimenta-se na dinâmica do
ritual e converte-se em CompuTAMBOR! Bumba-meu-Boi são @s Negr@s na alegria
contagiante da festa revertendo e resistindo para (re)construir o viver. Urrou
que acorda a saudade ancestral e atualiza o tempo presente para que descendência
seja o mesmo que comunidade, ou seja, um gesto de afeto para com uma palavra
cheia de abraços.
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