quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Daúde & Ilê Aiyê - Adeus Bye Bye


Quando (T)ambor & sua Língua Rítmica, dispõe sua Filha palavra a enaltecer seu conjunto Ilê Aiyê. “O Negro mais lindo”, em sintonia com a cantora, ao mesmo tempo que denunciam um câncer capital do “capêtalismo” chamado machismo, empodera as Mulheres Negras: Lindamente! Livremente!  Africa-na-Mente!

Bloco Pena de Pavão de Krishna Carnaval (2015)



Bloco Pena de Pavão de Krishna – Carnaval (2015) - (BH). Lindo mesmo essa Celebração Sagrada Chamada CARNAVAL. Aqui  Namastê & Axé. Eis a minha Paixão pelo AFOXÉ (Todo Mundo Andando a Pé), no qual o Ritmo do IJEXÁ é quem Toca & Sensibiliza a (Exu)berância do Movimento. Eita! Lá se vem duas Religiosidades dialogando ao som de uma Identidade (#Canto_Que_Dança). Muito AMOR para A Flor de Lótus. Muito AMOR para o Tambor! Salve! Sem esquecer a nossa "Semiótica do Encantamento", (#Menino_Velho)-&-(#Velho_Menino); até porque Pavão é o símbolo, por excelência, Lossi Lossi Logun-Doce-Doce-Mel.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

"A História das Coisas" - (versão brasileira) - (21 minutos)



Enviado em 08 de maio de 2011.

("Da extração e produção até à venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. “A História das Coisas” é um documentário de 21 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.


“A História das Coisas” revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. “A História das Coisas” nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas").

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O Sol Negro & A Santeria Cubana: Mais Uma Celebração Sagrada Chamada Carnaval



Nosso Carnavalzinho no compasso (#Canto_Que_Dança) de uma Conga da Santeria Cubana. Para muito além do bloco do eu sozinho – (Tambores em Roda) – é igual ao prazer de sermos dois mirando para onde nasce o Sol Negro. É assim que, a Celebração Sagrada chamada (CARNAVAL), festeja (#Cantando_e_Dançando)  a necessidade fulcral de não estarmos Sós! 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mariana Aydar - Candomblé - (2007)


Candomblé
Compositor: (Edmundo Souto/ Danilo Caymmi/ Paulo Antônio)

Iemanjá vem nesse Candomblé
Todos lhe têm Fé

Oxalá vem
Vem baixar também
Tantos filhos tem

Iemanjá é a Deusa do Mar
Oxalá é Deus da Criação, meu irmão
É meu irmão, é, é meu irmão

Atabaques tocam pra saudar Exú


Iaôs em Roda chamam Omulú
Com Danças de Guerra pedem a Ogum
Cantos de Beleza soam à Oxum

Pra Xangô tem, tem Amalá
Pra Nanã tem, tem o Macassá
É meu irmão, é meu irmão
É meu irmão, é meu irmão
É meu irmão, é meu irmão
É meu irmão, é...

Marabô, Mara...

Iemanjá vem nesse Candomblé
Todos lhe têm Fé

Oxalá vem
Vem baixar também
Tantos filhos tem

Iemanjá é a Deusa do mar
Oxalá é Deus da criação, meu irmão
É meu irmão, é, é meu irmão

Atabaques tocam pra saudar Exú

Iaôs em Roda chamam Omulú
Com Danças de Guerra pedem a Ogum
Cantos de Beleza soam à Oxum

Pra Xangô tem, tem Amalá
Pra Nanã tem, tem o Macassá
É meu irmão, é meu irmão
É meu irmão, é meu irmão
É meu irmão, é meu irmão
É meu irmão, é meu irmão
É...é...é...é (...)

domingo, 31 de janeiro de 2016

CULTNE - Carlinhos Brown & Neguinho do Samba o Olodum



Carlinhos Brown & Neguinho do Samba

Cultne Acervo garimpou no arquivo da Enugbarijô e Vik e Adauto que registraram o desfile do Olodum no carnaval de Salvador no ano de 1996 com o tema "Os Filhos do Mar (homenagem aos Pescadores da Bahia e da África)''.

Fundado como bloco afro carnavalesco em Salvador em 1979, o Olodum é atualmente um grupo cultural, considerado uma organização não-governamental reconhecida como de utilidade pública pelo governo da Bahia. Depois da estreia no carnaval de 1980, o grupo conquistou dois mil associados e passou a abordar temas históricos relativos às culturas africana e brasileira.

O primeiro LP, "Egito, Madagascar", foi gravado em 1987 e estourou na Bahia com a música
"Faraó". Pouco depois, o Olodum passou a ser conhecido internacionalmente como grupo de percussão afrobrasileira e excursionou pela Europa, Japão e América do Sul. Um dos momentos de maior exposição foi em 1990, quando o grupo participou da faixa "The Obvious Child", do disco "The Rhythm of the Saints", de Paul Simon, cujo videoclipe foi gravado no Pelourinho e exibido em mais de cem países. Depois disso o Olodum passou a gravar com outros músicos consagrados, como Wayne Shorter, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Herbie Hancock e Caetano Veloso, divulgando sua mistura de ritmos que inclui batuques africanos, reggae, samba e ritmos latinos. Paralelamente ao sucesso artístico, o grupo Olodum milita em movimentos sociais contra o racismo e pelos direitos civis e humanos.

sábado, 30 de janeiro de 2016

(#WellingtonPará): (#Menino-Velho)-&-(#Velho-Menino) com Todas as (#Ankaras Africanas)

(‪#‎WellingtonPará‬): (‪#‎Menino_Velho‬) & (‪#‎Velho_Menino‬) dentro de uma Ankara Africana – bem bacana. Eis a própria sensação mais feliz que diz ser esse o significado para a palavra Liberdade! Ah, tá! Bem longe de qualquer gravata. Em nossa concepção, talvez seja isso, o que subjaz toda gravata: Chibata – Escravocrata – Magnata – Aristocrata – Tecnocrata – Errata – Chata – Sucata – Barata – Burocrata – Caricata – Mamata – Nominata – Pragmata – Psicopata – Papagaio de Pirata – (...).
Link da Imagem: ANKARA AFRICANA.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Gilberto Gil - Logunedé - (1979 - CD Realce)



O Amor que Encosta nas Costa de toda Maternidade encontrada em todo o Continente-Mãe, nasceu bem aqui: Oxum por Logun! (#Cantar_e_Dançar) – na nossa perspectiva de Educação Teatral – é rimar & (re)mixar um Ijexá com a levada Afroancestral do Bumba-Meu-Boi.

No nosso Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan, Brincar de (#Cantar_e_Dançar) é o mesmo que Celebrar Festivamente essa Gestação sempre Amorosa.

É por isso que Gestar-&-Parir essa nossa fé, leva-nos a Bailar com desenvoltura e Axé: “...que a fé não costuma faiá”. O Amor que Encosta nas Costa de toda Maternidade encontrada em todo o Continente-Mãe, nasceu bem aqui: para alguns, Oxum é Logun!



quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Banda Mel - Crença & Fé - (1991)



(‪#‎Canto_Que_Dança‬) das Canções-Radiofônicas: Banda Mel - Crença & Fé - (1991) - CD - Negra - Faixa - 05: (...Onde não se Divide / Nem se Discrimina é mais um Carnaval") | É só Celebrar & (‪#‎Cantar_e_Dançar‬) | Link: Banda Mel - (1991) - Crença & Fé - (CD Negra)

E dizer que Axé-Music era apenas e tão somente um rótulo!? Se hoje (2016) [racismo-discriminação-machismo-homofobia], são cânceres da mesma doença chamada capitalismo, talvez tenha faltado amar mais essas Canções-Radiofônicas com mais (sensibilidade-sabedoria-sentimento-embasamento-comprometimento-discernimento-engajamento-fundamento-(re)dimensionamento-compartilhamento-e-até mesmo-o-pensamento-da-Cobra-Comendo-o-Próprio Rabo).

Em sendo a nossa proposta educativa (#Canto_Que_Dança), toda formatada por Canções-Radiofônicas que tronaram-se Brinquedos no nosso (#Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan), essa pérola “Crença e Fé” tem muito a dizer para interagir com a nossa Intuição. A semântica da palavra se repete, ou melhor dizendo, pede bis. É, dessa forma que nós vamos encontrar essa peculiaridade tão abundante no Continente Africano até os dias de hoje; o que essencializa a postura d@s african@s frente a qualquer gesto de espiritualidade. Assim, Crença & Fé, no âmbito do sagrado, no Continente-Mãe é o que passa a ser nossa identidade, tanto quanto a pele negra da nossa gente de Ancestralidade Africana. No (#Teatro do Encantamento da Ancestralidade Africana em Fortaleza A Cidade Tan-Tan), Brincar de (#Cantar_e_Dançar) é o mesmo que Celebrar Festivamente essa Sabedoria sempre em Movimento. Nossa Crença & Fé, está Bailando com desenvoltura & Axé: “...que a fé não costuma faiá”.     
   
Vale lembrar que esse (#ToqueTons) da Banda Mel é de 1991. (Ufa!) Eu No Creo, Shakira, Mi Corazón Gitano: ("E vai volúvel / Meu coração cigano / Que só entende de ladrar à contramão / Não tente me amarrar / Nem me dominar / Sou eu quem escolhe / como errar"). (...) "Sigo sendo aprendiz /  Em cada beijo / E com cada cicatriz").

Crença & Fé 

De: Ademário & Beto Jamaica / Com: Márcia Short.


Vou dar a volta no mundo eu vou, vou ver o mundo girar
Mas eu só saio daqui quando o Coral Negro passar

Essa visão do mundo permanece ainda não modificou
O que não se comenta, o que a razão alenta o que não se cantou
Ilê Aiyê começa onde termina o ponto de eclosão total
Onde não se divide, e nem se descrimina é mais um Carnaval

Vou dar a volta no mundo eu vou, vou ver o mundo girar
Mas eu só saio daqui quando o Coral Negro passar

E diga yes, diga yes, sou negão, e diga yes, diga yes, sou negão
E diga yes, diga yes, sou negão, sim, sim, sim sim sim sim...

O negro não desiste ele só persiste em sobreviver
Pela sua história em sua memória o que lhe faz crescer
Ilê Aiyê define toda sua crença a nos motivar
E dentro da ciência só com paciência venha comemorar

Vou dar a volta no mundo eu vou, vou ver o mundo girar
Mas eu só saio daqui quando o Coral Negro passar

E diga yes, diga yes, sou negão, e diga yes, diga yes, sou negão
E diga yes, diga yes, sou negão, sim, sim, sim sim sim sim...