sábado, 5 de setembro de 2015

Link Vimeo, da Palestra "O Encontro com o Outro": JOEL RUFINO DOS SANTOS - (Historiador e Romancista - 1941 - 2015)

LINK YOUTUBE: youtu.be/XLrPPqw0QOI
Gravado no dia 12/03/2004
("Joel Rufino aborda o conceito de democracia racial e de cultura universal. Diz que na vida, todo tempo, estão nascendo processos culturais autônomos, com relação ao mercado e ao Estado, que em um determinado momento são apropriados por eles. Esses processos culturais produzem seus intelectuais que inventam, criam, educam. Rufino coloca que a democracia, os direitos humanos e a cultura não são universais.
Joel Rufino dos Santos: doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, onde lecionou literatura. Historiador, romancista e membro do Comitê Científico Internacional do Programa Rota do Escravo-UNESCO. Publicou A história Política do Futebol Brasileiro; Crônicas de indomáveis delírios e Quando eu voltei, tive uma surpresa, premiado com o troféu Orígenes Lessa, na categoria Melhor para o jovem, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 2000").

Lindo o Joel Rufino dos Santos falando que o Bumba-meu-Boi é um Autodramatico de Negros. Penso que nós podemos ainda acrescentar que, também na Literatura de Antonio Olinto, "A Casa da Água", 1969, há passagens tão belas e significativamente assentando o Bumba-Meu-Boi como originário do berço da humanidade: o Continente Africano. Essa é a Exu(berância) da Ancestralidade Africana que faz do Desejo de Catirina, (Canto-que-Dança) & proteção nas Águas Doce, encarapitadas nas Penas Ecodidé!